• Instagram
  • Facebook
  • Twitter

Espaço Artesanato em Movimento do Estado do Rio de Janeiro

Programa de Artesanato

do Estado do Rio de Janeiro

Notícia

Programa de Artesanato do Estado participa da 13ª Rio Artes Manuais

Este ano, a feira teve como tema “sustentabilidade”

Com a proposta de exibir a qualidade e diversidade do artesanato do estado do Rio de Janeiro, o Programa de Artesanato Estadual participou de mais uma edição da Rio Artes Manuais, que aconteceu do dia 20 a 24 de março. O 13º ano da Feira teve como pilar a sustentabilidade. Baseado nesta temática, pela primeira vez, o estande do Programa contou com presença de artesãos das12 regiões turísticas fluminenses, que puderam expor e vender seus trabalhos.

 

Em paralelo, aproveitando a grande concentração de pessoas que se deslocam para o Centro de Convenções Sulamérica, local de realização da feira, o Programa cadastrou, nos dias 21, 22 e 23 de março, mais de 400 artesãos. Foram destinadas 150 vagas por dia, com pré-inscrição realizada pelo site do Programa.

 

Entre os benefícios, o cadastramento dá direito à Carteira Nacional do Artesão, documento do Governo Federal que reconhece o artesanato como profissão. O coordenador do Programa, Saulo Romay, destaca a importância deste reconhecimento para a classe.

- A Carteira Nacional oferece a identidade profissional que os artesãos tanto buscam e merecem. Segundo pesquisa do IBGE, 8,5 milhões de brasileiros t00EAm nos produtos artesanais sua fonte de sustento. Além de movimentar aproximadamente, R$ 50 bilhões, por ano e representar cerca de 3% do Produto Interno Bruto Nacional. São números significativos que confirmam a importância da atividade na economia brasileira - disse Saulo.

Com a Carteira, o artífice também tem acesso aos benefícios dos parceiros do Programa. A rede das Lojas Caçula é um deles que proporciona preço de atacado às pessoas que possuem o documento.

Durante a Feira, o Programa também participou da decoração da Casa Ecológica, com peças sustentáveis, confeccionadas pelos artesãos cadastrados do Estado. A Rio Artes Manuais é considerada a maior do Estado em capacitação artesanal, reunindo estandes das principais indústrias brasileiras do setor e tem como principal atração a capacitação. Foram oferecidas mais de 20 mil vagas em oficinas gratuitas de mais de 250 técnicas.