• Instagram
  • Facebook
  • Twitter

Espaço Artesanato em Movimento do Estado do Rio de Janeiro

Programa de Artesanato

do Estado do Rio de Janeiro

Notícia

Ação de cadastramento e capacitação dos artesãos inicia parceria entre Setur-RJ e CRAB

Artesãos residentes na capital, que realizaram a pré-inscrição online no site do Programa de Artesanato Estadual, foram cadastrados no dia 28 de junho, durante ação que marcou a parceria entre a Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro e o CRAB (Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro). Setenta artesãos compareceram ao evento que, além do cadastro, puderam assistir a palestra sobre o MEI (Microempreendedor Individual) e fazer a visita guiada pelo Centro.

 <p>

Esta ação foi a primeira desde que a pré-inscrição online foi implantada pela Setur-RJ. Esta metodologia teve início no final de maio e tem como objetivo agilizar o cadastro dos profissionais que podem dar entrada para a confecção da Carteira Nacional do Artesão, no site oficial.

  <p>

O secretario de estado de Turismo, Otavio Leite, falou sobre esta inovação e o impacto positivo que terá no atendimento ao artesão.

  <p>

- O cadastramento online significa modernizar o atendimento ao profissional do artesanato que, uma vez, detentor da Carteira Nacional do Artesão, poderá usufruir de uma série de benefícios, além de oficializar o seu trabalho. Em consequência, poder melhor divulgar e comercializar o seu produto - destacou Otavio Leite.

  <p>

Durante o evento, a coordenadora do Crab, Danielle Viana deu boas vindas aos artífices presentes e ressaltou que o Centro é a casa dos artesãos e tem a finalidade de valorizar a atividade.

  <p>

 - A parceria com a Secretaria de Turismo irá abrir mais portas de oportunidades para a classe artesanal. O Sebrae e o CRAB tem muito para contribuir para o desenvolvimento do artesanato fluminense. – disse Danielle

  <p>

Para o coordenador do Programa, Saulo Romay o CRAB é um parceiro de grande importância para alavancar a atividade.

  <p>

- A parceria entre o Programa e o Sebrae irá fortalecer ainda mais o trabalho que a Setur-RJ vem desenvolvendo tanto para o turismo, como para o artesanato que é um dos produtos do setor. Nosso objetivo é qualificar e mostrar para o artesão que seu trabalho pode ter reconhecimento nacional e internacional – falou Saulo.

 <p>

Esteve presente também, o diretor de marketing da Lojas Caçula - empresa parceira do Programa – Roberto Santos. Um dos benefícios para os profissionais com a carteira é adquirir preço especial na compra de insumos.