• Instagram
  • Facebook
  • Twitter

Espaço Artesanato em Movimento do Estado do Rio de Janeiro

Programa de Artesanato

do Estado do Rio de Janeiro

Notícia

Artesãos de Niterói e região são cadastrados no Programa de Artesanato Estadual

Com o objetivo de mapear e desenvolver a atividade artesanal nos municípios fluminenses, o Programa de Artesanato do Estado do Rio de Janeiro, coordenado pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ/TurisRio), esteve do dia 2 a 5 de julho, em Niterói, na região Metropolitana, para realizar o cadastramento dos artesãos locais. O cadastro dá direito a Carteira Nacional do Artesão, documento que reconhece a atividade como profissão.

 

Nos quatro dias de ação, 357 pessoas foram inscritas. Além de moradores de Niterói, artífices de Campos dos Goytacazes, Duque de Caxias, Itaboraí, Magé, Maricá, Rio Bonito, Rio de Janeiro, São Gonçalo e Tanguá estiveram no Teatro Popular Oscar Niemeyer.

 

O secretário de estado de Turismo, Otavio Leite, destacou o papel da atividade na geração de renda e a importância de capacitar os artesãos.

 

- O artesanato pode ser um grande caminho para muitas pessoas terem uma renda e melhorar suas receitas. Já são mais de 14 mil profissionais atendidos. A missão da Setur é ampliar a base, para que mais artífices possam frequentar cursos e se qualificarem. Ao mesmo tempo, trabalhar firme na capacidade que o Estado tem ao produzir um artesanato de alto nível, que retrata a identidade cultural local - explicou Otavio.

 

Com a volta das ações de cadastramento nas cidades e na sede da Setur-RJ, o Programa ocupou, pela quarta vez consecutiva, desde março deste ano, a primeira colocação no ranking mensal do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), do Governo Federal. Para o coordenador, Saulo Romay, este resultado é fruto do trabalho que a pasta esta desenvolvendo.

 

- Este Governo está muito engajado em dar visibilidade e atender o artesão em diversos níveis e necessidades. O cadastramento é uma das etapas para que possamos conhecer o perfil do artesão e desenvolver ações para o fortalecimento da classe. Só nestes três meses liderando o ranking do PAB, cerca de mil artesãos foram inscritos e já estão recebendo as suas carteiras – disse Saulo.

 

No primeiro dia de evento, foi assinado ainda, o Termo de Cooperação Técnica entre a Prefeitura de Niterói e a Setur-RJ. O gerente de marketing da Lojas Caçula, empresa parceira do Programa, Roberto Santos,  também participou da cerimônia.