Após oito anos, o Salão do Turismo voltou a ser realizado na Capital e, com números marcantes, foi considerado um sucesso pelo público e pelo trade turístico. O Programa de Artesanato, coordenado pela Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro, também marcou presença nos quatro dias do evento, levando as belezas e características da atividade desenvolvida nas doze regiões turísticas fluminenses.
O evento, realizado pelos jornais O Globo e Extra, com apresentação do Sesc RJ e Senac RJ, e promoção da Setur-RJ, recebeu mais de 40 mil pessoas que, além do artesanato, aproveitaram as palestras, atrações culturais, apresentações musicais, área de comercialização e balcões dos municípios. O Salão aconteceu de 22 a 25 de agosto, no Armazém 2 do Píer Mauá.
O secretário de Estado de Turismo, Otavio Leite, comemorou o sucesso da participação do Programa no evento:
- A presença do artesanato conferiu um charme especial ao Salão do Turismo. Afinal, os trabalhos e obras foram apresentados a milhares de pessoas que tiveram a chance de conhecer grandes profissionais de diversas regiões turísticas. Foi um momento muito importante para a classe que teve, inclusive, um nível de vendas satisfatório. Turismo e artesanato vão caminhar sempre juntos - ressaltou Otavio Leite.
A participação do Programa aconteceu em três momentos: comercialização, exposição e o espaço “Saber Fazer”. A área de vendas contou com 196 expositores do Estado, vindos de 46 municípios além de uma comunidade quilombola, uma indígena e representantes PCD’s (Pessoas com Deficiência). Os artesãos ocuparam 50 estandes e totalizaram R$ 54 mil em vendas.
Já no Espaço Saber Fazer 38 artesãos produziram obras sob os olhares atentos do público que puderam conhecer e aprender um pouco de várias técnicas desenvolvidos pelos artífices fluminenses. As peças de artesanato, das 12 regiões turísticas, também estavam expostas em totens.